
Você gosta de receitas típicas do Para? Se a resposta for sim, não deixe de conhecer a nossa Saborosa receita de Tacacá Paraense. Ela está imperdível!
Historicamente, essa combinação do caldo extraído da mandioca-brava e elementos como o jambu tem origem no norte do país. Ainda que seja um prato muito típico do estado do Para, todo o país é muito grato por tamanha perfeição.
Além disso, não só a tradição específica da produção, como também a combinação de sabores e texturas faz com que essa receita seja um grande exemplo de patrimônio histórico imaterial. Uma típica e deliciosa opção para qualquer dia da semana.
Curioso para saber mais sobre ela? Então, vamos à receita!
Ingredientes para o Tacacá Paraense
- 2 litros de tucupi
- 1 kg de goma de tapioca
- 2 colheres de Azeite de oliva
- 500g de camarão
- 1 maço de chicória
- 2 maços de jambu
- 1 litro de água
- 4 pimentas de cheiro
Momento do Preparo do Tacacá Paraense
Preparo da Goma;
Em uma panela adicione a goma e logo em seguida a água. Em seguida, com o auxilio de uma colher mexa os “gominhos de goma” para facilitar a dissolução da mesma por completo.
Assim, o próximo passo é colocar a goma para ferver. Esse processo leva 5 minutos. Mas lembre-se de colocar uma colher de sal.
Dica valiosa: a goma requer uma atenção especial no início. Por isso, você não pode deixar de mexer a panela. Faça movimentos circulares evitando que a goma grude no fundo da panela.
Como saber o ponto perfeito? Quando o aspecto da goma ficar transparente chegará ao ponto ideal. Não tem segredo!
Preparo do jambu;
Em primeiro lugar, em uma panela coloque um pouco de água para o cozimento do jambu.
Logo depois, quando você perceber que ele deu uma boa reduzida de tamanho, isso significa que estamos no ponto ideal. Portanto, coloque-o para escorrer e reserve-o.
Observação: esse processo pode levar aproximadamente 15 minutos.
Preparo do Tucupi:
Dando continuidade, posteriormente, em outra panela adicione o tucupi. Nesse ponto podemos coloca-lo no fogo baixo para ir adicionando o restante dos temperos. Dessa forma, acrescente o sal, as pimentas, o alho, a chicória e o cheiro verde.
Preparo dos camarões:
Temos a opção de usar o camarão fresco dessalgado. É bom que esse processo seja iniciado um dia anterior á produção do tacacá, bem como podemos utilizar os camarões pré-cozidos.
Dessa maneira, ficando com a segunda opção, basta retirar a cabeça do camarão e refogá-los com azeite de oliva.
Finalizando;
Certamente, esse é o melhor momento. Não há mistério. Então, podemos pegar uma cuia e ir alternando a colocação dos ingredientes. Dessa maneira, tem quem prefira seguir o seguinte passo a passo: tucupi, goma, jambu, goma, tucupi e logo acrescer os camarões. É de dar agua na boca!
Gostou da receita? Aproveita para compartilhar como ficou sua “Saborosa receita de Tacacá Paraense”.