Risoto de queijo: simples, fácil e sofisticado! Você precisa conhecer!


Risoto de queijo: simples, fácil e sofisticado! Você precisa conhecer!

Momentos especiais necessitam de um prato especial, e o risoto de queijo: simples, fácil e sofisticado é a escolha perfeita. Assim, qualquer almoço ou jantar pode se tornar sofisticado com essa receita. Entretanto, só pela aparência, muita gente pode pensar que essa é uma receita complicada, mas não é! 

Saber fazer um risoto é a oportunidade perfeita para incrementar seu conhecimento na cozinha. E por que não usar essa receita para impressionar aquela pessoa especial?

De origem italiana, este é um prato principal muito delicioso. Além disso, ele pode ser acompanhado com um bom vinho, deixando tudo ainda mais sofisticado.

Com isso, vamos ver agora os ingredientes necessários para um delicioso Risoto de Queijo? 

Ingredientes para Risoto de queijo: simples, fácil e sofisticado.

Para fazer o Risoto de queijo, você vai precisar: 

  • 01 cebola picada
  • 02 a 03 dentes de alho (dependendo do seu gosto pessoal)
  • 01 colher de sopa de manteiga para finalizar
  • Azeite
  • 01 xícara de chá de arroz arbóreo ou carnaroli
  • 01 xícara de chá de queijo da sua preferência, sendo o ideal parmesão ou muçarela (a quantidade pode ser maior ou menor, dependendo do seu gosto)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Uma taça de vinho de branco (opcional) 

Além desses ingredientes, você vai precisar de um litro de caldo de legumes. Você também pode dissolver aqueles tabletes de caldo em água. Entretanto, dependendo de por qual optar, é importante que o caldo seja feito em água fervente.

E então, separou os ingredientes? Agora vamos começar a preparar esse delicioso Risoto de queijo. 

Como fazer:

  1. O importante, antes de começar, é que o caldo já esteja pronto. Assim, reserve-o de lado. 
  2. Refogue a cebola e o alho no azeite. Aqui vale uma dica para você. Coloque primeiro a cebola e, quando ela estiver começando a dourar, jogue o alho picado. Isso porque o alho cozinha mais rápido e pode acabar queimando se jogado com a cebola.
  3. Assim que o alho e a cebola estiverem dourados, acrescente o arroz, tempere com sal e pimenta. Deixe os grãos fritarem um pouco. Além disso, se você optar por acrescentar a taça de vinho, essa é a hora de colocar a bebida. 
  4. Em seguida, jogue um pouco do caldo na panela. O ideal é que seja uma concha cheia. 
  5. Quando o caldo começar a secar, repita o processo anterior. Esse procedimento tem que ser feito até o risoto ficar no ponto, por isso, vá experimentando aos poucos. O ponto ideal é que o arroz não fique tão mole e nem tão duro. 
  6. Assim que o arroz chegar ao ponto certo, apague o fogo e acrescente o queijo e a manteiga para finalizar. Tampe a panela e o deixe derreter. Se precisar de mais tempero é só acrescentar nesta etapa, bem como se quiser mais queijo por cima.

Pronto, seu Risoto de Queijo já está perfeito! Além disso, se quiser, você pode acrescentar camarões ao prato finalizado.

Viu só como é simples fazer um prato sofisticado como esse? Fique à vontade para comentar sua experiência e compartilhe! Nos vemos na próxima receita!

Caso queira entrar em contato conosco clique aqui.

Para conhecer nossa página no Facebook acesse https://www.facebook.com/receitasapetitosass.