Quebra Queixo de Verdade. O Nome já diz Tudo, mas é uma Delícia!


Quebra Queixo de verdade

Quebra Queixo de Verdade. O Nome já diz Tudo, mas é uma Delícia!

Um doce, muito gostoso que nos lembra da infância, de doces em tabuleiros é o famoso  Quebra Queixo de verdade. Antes de tudo, um doce típico da culinária brasileira feito basicamente com coco e açúcar. Quando se morde e mastiga este doce, ele parece bem duro, e por isso a sensação é de que você vai quebrar o queixo, por isso esse nome tão sugestivo.

Agora, você pode ter essa delícia na sua casa, sempre que quiser. Continuando, a receita tem uma dificuldade média de fazer, e rende muitas unidades, vai depender do tamanho que você cortar o doce.

Para preparar, você vai precisar de:

1kg de açúcar refinado

1kg de coco ralado fino sem pele (aquele que você quebra e rala ou já compra raiado. De saquinho desidratado não rola

nem se você reidratar)

Meio coco (aqui é a gosto a quantidade)

com pele cortado em tiras finas

250ml de água

2 colheres (sopa) de sumo de limão (ou que você quiser)

OBS. Utilize uma panela grande, se suas panelas forem pequenas, faça meia receita.

Modo de Preparo do Quebra Queixo:

Primeiramente coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo entre baixo e médio, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone ou uma colher de pau. Aos poucos, o açúcar vai amolecendo, derretendo, formando grumos ou pedrinhas de açúcar até derreter completamente. Depois que derreter completamente, ele começa a pegar cor.

Você vai deixar numa cor dourada, bronzeada sem queimar. Se perceber que está escurecendo muito rápido antes de derreter tudo, abaixe o fogo imediatamente. Você precisa esperar derreter completamente o açúcar e pegar cor.

Dica:

  • Panelas de fundo grosso são melhores, mas não são essenciais é possível fazer em qualquer tipo de panela.

Assim que o açúcar estiver totalmente derretido, retire imediatamente do fogo, coloque imediatamente o coco ralado em tiras e misture imediatamente para todo o coco ficar molhado com o açúcar derretido.

Volte ao fogo e cozinhe sobre fogo médio por 2 minutos, acrescente a água e o sumo de limão, misture bem e continue cozinhando sobre fogo médio até toda a água evaporar, mexendo sempre. A água precisa secar completamente mesmo, não ficar nadinha na panela até você ter uma mistura mais grossa, em bloco na panela, mas umedecida naturalmente. Se não chegar nesse ponto, ficará uma delícia, mas será tipo uma cocada de colher. Leva por volta de 40 minutos para chegar a esse ponto, mas depende muito do tipo de panela que você usar.

Assim que der o ponto, transfira para um pirex (ou similar) bem untado (com manteiga) e achate para ficar todo nivelado e por igual para formar um bloco. A altura é a que você quiser. Eu coloquei num pirex de 25cm x 15cm x 5cm

Cubra o seu pirex, onde colocou o doce com um plástico ou uma tampa e espere esfriar completamente para ficar no ponto de corte. Se não ficar em ponto de corte, você não deixou tempo suficiente cozinhando.

Para cortar, você usa uma faca amolada ou até mesmo algo como uma espátula de metal ou o que você quiser aí. O doce é resistente, mas não é duro tipo seco, é um pouco macio.

Por fim, corte do tamanho que você quiser então o rendimento vai depender disso!

Enfim, chegou a hora de servir, o tradicional é servir em papel manteiga, faz um quadrado, coloca a fatia no centro e serve.

Agora, você já sabe como fazer o quebra queixo de verdade, chegou a hora de conhecer nossas outras receitas que separamos para você.