Famosa Receita de Quindim, o Sucesso das Padarias. Aprenda:


A Famosa Receita de Quindim é um dos doces mais conhecidos e fáceis de se fazer, sendo necessário somente três ingredientes: gema de ovo, açúcar e coco ralado.

É uma receita muito conhecida na cultura nordestina e é muito parecida se não a mesma receita dos portugueses, conhecida como brisa-do-Lis.

No entanto a única diferença entre ambas é que a de Portugal leva amendoim (ingrediente de iguaria original) e a nossa (brasileira) leva coco ralado.

O Quindim pode ser preparado de formas pequenas como se fosse empadinhas, ou em forma grande e única como se fosse um pudim.

Uma curiosidade é que as freiras usavam as claras dos ovos para engomar as roupas e as gemas, preparavam o doce Brisas do Liz (quindim).

O doce Brisas do Liz normalmente era feito com amêndoa mas, como começou a faltar no Brasil, foi substituído pelo coco.

Em confeitaria portuguesa, as brisas do lis, aqui chamado de quindim, é uma especialidade da cidade de Leiria, sendo seu preparo em um convento em Santana.

Muito forte seu sabor para o coco e gemas, sua conservação do quindim deve ser mantido à temperatura ambiente, por no máximo 7 dias.

Está gostando de saber mais sobre o Quindim? Então continue lendo e vamos para a receita:

Ingredientes para Famosa Receita de Quindim:

10 gemas de ovo

50 g de coco ralado

1 vidro pequeno de leite de coco

200 g de açúcar

Manteiga e açúcar para untar

Modo de preparo do Quindim:

Com muito cuidado separe as gemas da clara.

Primeiramente pegue aquela forma de pudim com um buraco no meio ou várias forminhas individuais e monte com manteiga e açúcar.

No local onde estão as gemas adicione o açúcar, o coco ralado e o leite e em seguida misture delicadamente, só não pode misturar muito.

Em seguida pegue a mistura e coloque na fôrma e leve ao forno previamente aquecido a 110°C em média 50 minutos.

Você saberá que o seu quindim está pronto, no momento em que espetar um palito e sair branco e quando perceber que a parte de cima está corada.

Então se tiver no ponto o seu quindim, retire do forno e deixe ficar morno.

Para tirar da forma é muito fácil, assim como se faz com o pudim, é só colocar um prato por cima da fôrma e vire delicadamente para o quindim cair em cima do prato.

E está pronto para servir.

“Gostou dessa receita? Comente aqui embaixo o que achou e compartilhe com quem você gosta”

Veja também outras receitas incríveis como:

Por fim confira nossa página no Facebook.