Espetacular Massa Folhada Caseira. Faça você mesma!


Massa folhada caseira

Espetacular Massa Folhada Caseira. Faça você mesma!

A massa folhada caseira é uma receita que muitas pessoas evitam, em virtude de achar ser algo muito complicado, ou por medo que vai ser muito difícil de fazer. Entretanto, ela pode ser usada para fazer tanto doces, quanto salgados, que ficam deliciosos e na verdade, seguindo o nosso passo a passo, você descobre que ela é muito fácil de fazer, e nem um pouco complicada.

A massa demora mais ou menos uma hora para ficar pronta, mas grande parte desse tempo vai ser esperando ela gelar o suficiente para você poder trabalhar a massa, por isso você não precisa se preocupar, pois não é uma receita que vai te manter preso na cozinha por muito tempo.

Depois que estiver pronta, a nossa receita serve até 10 pessoas, dependendo da forma como você montar e dividir. Além disso, você pode congelar a massa e utilizar pedaços dela em situações diferentes. Bem como, já falamos, pode usar para fazer doces e salgados, variando apenas o recheio.

Agora, vamos conhecer o que você vai precisar para fazer essa massa folhada caseira, famosa por sua crocância e por derreter na boca.

Ingredientes da Nossa Massa Folhada Caseira.

250g de manteiga sem sal de preferência já cortada em cubinhos e que precisa estar bem gelada

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

8 colheres (sopa) de água gelada

Modo de preparo – Massa folhada

Para começar, primeiramente você vai utilizar a manteiga, a farinha e o sal. Misture delicadamente os 3 ingredientes. Utilize as suas mãos para misturar tudo.

Em seguida você vai mexer até fazer uma espécie de farofa com os ingredientes. E que tenha bolinhas de manteiga.

Assim que formar uma farofa, coloque aos poucos a água, lembre-se que é muito importante que ela esteja gelada.

Continue mexendo até misturar bem todos os ingredientes, mas cuidado para não desfazer todas as bolinhas de manteiga da farofa que você fez.

Molde a massa em um formato de um retângulo. Aí é hora de colocar ela dentro de um saco plástico e levar à geladeira por uns 20 minutinhos.

Logo que passar esse tempo, você retira a massa da geladeira. Em uma superfície que seja lisa e que esteja levemente enfarinhada, apenas para não grudar a massa, você vai abrir a sua massa.

Utilize um rolo para abrir, lembrando de polvilhar farinha, até que a sua massa esteja com o dobro do tamanho.

Em seguida, pegue as pontas e dobre de forma que elas se encontrem no meio, depois dobre ao meio e mais uma vez, leve a massa à geladeira por mais uns 20 minutinhos.

Agora é só abrir a massa novamente e pronto. Se quiser já pode utilizá-la para fazer algo delicioso, ou se preferir, levar ela para o congelador e guardar para outra ocasião.

Não se esqueça de ver as nossas outras receitas:

Temos diversas opções inclusive de recheios que você pode usar para a sua massa folhada, tanto de doce, como de salgado.