
Você gosta de receitas características da região norte do país? Se a resposta for sim, então não deixe de conhecer a nossa Saborosa receita de Caruru Paraense. Ela está imperdível!
Historicamente, especula-se que origem desse prato seja africana e indígena. Com o passar dos anos ela passou a ser indispensável nos cardápios brasileiros. Uma verdadeira iguaria, ela encanta a todos com a sua textura e o grande potencial que o óleo de dendê carrega consigo.
Além disso, essa receita é muito prática! Uma típica e deliciosa opção para impressionar quem você ama.
Preparado para saber mais sobre ela? Então, vamos à receita!
Ingredientes para o Caruru
- 500g de camarão seco
- 150g de farinha de mandioca fina e amarela
- 1 tomate grande
- 1 cebola grande
- 4 pimentas de cheiro
- 3 dentes de alho
- 50 g de coentro
- 3 colheres de sopa de azeite de dendê
- 10 unidades de quiabo
Momento do Preparo do Caruru
Preparo do caldo de camarão;
Em primeiro lugar, retire todas as cabeças dos camarões. Logo após, coloque-as em e uma panela e deixe em fogo alto até que levante fervura por 6 minutos.
Assim que finalizar a fervura, leve-as para o liquidificador. Vale ressaltar a importância de esperar um período para que elas esfriem.
Posteriormente bata as cabeças do camarão no liquidificador. Assim, o próximo passo será coar e reservar o caldo.
Preparo do caldo do quiabo;
Com essa hortaliça devemos fazer em primeiro lugar cortes em rodelas e levá-la para fervura até que fique ao dente. Reserve-o
Preparo da farinha;
Nesse processo, a partir de 500 ml de água quente vamos escaldar a farinha. Basta adicionar a água à farinha. Em seguida misture bem para facilitar a modificação da textura e logo a reserve.
Preparo do camarão;
Primeiramente em uma panela adicione o óleo de dendê, o alho e os camarões. Em seguida acrescente a cebola picadinha, o tomate em cubinhos, o coentro e a pimenta de cheiro.
Finalizando;
Quando o camarão começar a cozinhar adicione o caldo feito anteriormente. Logo em seguida coloque o quiabo e mais uma colher de óleo de dendê.
Posteriormente, vá adicionando aos poucos a farinha escaldada.
Será muito importante ir sentindo a textura da sua receita. Caso seja necessário acrescente algumas colheres de sopa de água para evitar que a farinha resseque muito a nossa receita. Por fim acerte o sal
Dica: esse prato pode ser realçado com arroz branco e couve refogada.
Gostou da receita? Aproveita para compartilhar como ficou sua “Saborosa receita de Caruru Paraense”.